Escrevendo

Manja saudade?

A gente tem uma mania de falar que sente saudade disso, saudade daquilo… Mas será que é saudade mesmo?

O famoso “recordar é viver”, às vezes, parece ser o lema de muita gente. E quem vive de passado é museu!

Tenho uma amiga que adora dizer que sente saudades, mas nunca consegue ou tem tempo ou pode marcar um encontro para acabar de vez com a nostalgia. Disse uma vez a ela que “Saudade a gente não alimenta. A gente mata.”

Claro que é muito bom lembrar de brincadeiras de infância, de quando você se dançava na escola, de quando a sua mãe “encapava” seus cadernos com plástico para eles não estragarem, dos vários meninos por quem você se apaixonava e nunca se declarava, das amigasparceirasconfidentespravida, dos apelidos que você inventava ou inventavam pra você…

BeFunky_saudade

Mas ninguém quer reviver os momentos em que apanhava gratuitamente na escola; de quando ficou com catapora ou dor de barriga; de levar bolo daquele carinha que, do nada, mostrou um baita interesse por você; dos dias em que sua mãe era a sua personal stylist e te obrigava a colocar roupas pavorosas para você ir naquele festinha dos amigos da escola… Isso ninguém quer, né?

O que eu estou querendo dizer com tudo isso? As pessoas a-d-o-r-a-m cultuar o passado, desde décadas até comidas!!! Claro, isso não é de hoje. Já viram “Meia-Noite em Paris“? Então. O fato é que demoramos para perceber que o que vivemos agora [talvez] seja mais gostoso e emocionante e gratificante que as coisas pelas quais já vivemos. Não queremos repetir os mesmos erros, só os acertos. E tudo isso fez com que chegássemos pirilampos ao aquiagora. Percebe?

Não sinto falta de pessoas que me fizeram mal; não sinto saudade de ambientes que me enfraqueceram; não quero reviver aqueles tempos em que eu me sentia a “Betty, a Feia”; e prefiro jogar fora tudo aquilo que não me fez bem. Sim, tudo isso me trouxe lições, e a que mais aprendi foi a de me desapegar daquilo que não preciso.

Deixe um comentário

