Vamos falar de coisa boa?

Cadê foco?

Estive ontem, por pouco tempo, mas estive, na manifestação em frente ao Paço municipal de São Bernardo do Campo. E o que vi? Vários estudantes, poucos adultos, com cartazes que diziam e “reivindicavam” por qualquer coisa. Desde os 20 centavos até que a Fifa pagasse pela tarifa. Não identifiquei movimentos ou lideranças.

Imagem

Manifestantes em frente ao Paço Municipal de SBC. [Imagem: Paula Franco]

Gritos de “Vem pra rua, vem”, Hino Nacional cantado no meio da rua, fogos de artifício, “Sem Violência” quando o grupo ficou frente a frente com os GCMs que protegiam a entrada do prédio da Prefeitura. Mas em nenhum momento entendi qual era o FOCO daquela manifestação.

Era apenas o de bloquear o centro da cidade? Parabéns! Conseguiram! O que tinha de gente presa no trânsito, vindo de Diadema, Piraporinha, Rudge Ramos a pé, indo para Santo André a pé, ruas de bairro travadas era inacreditável.

ImagemQuem mora em SBC sabe onde fica o terminal de tróleibus do centro. Quem tentava ir para aquele sentido, teve que esperar. E muito! [Imagem: Paula Franco]

Agora, reivindicação mesmo, não vi. Vi um grupinho correndo atrás do repórter da Record que estava lá para mostrar para o Brasil e para o Marcelo Rezende que eles estavam protestando. Vi pessoas com máscaras do “V de Vingança”, bochechas com riscos verdes e amarelos, alguns com lenços protegendo nariz e boca, pessoas sentadas no chão, muitos filmando e tirando fotos pelo celular.

Confesso que senti vergonha alheia. Claro que os protestos pela redução da tarifa em São Paulo desencadearam outros questionamentos, outras indignações. Mas de nada adianta sair às ruas sem foco, sem proposta nenhuma, apenas por sair de casa. É um tiro no pé. Como alguém levará a sério isso? Eu não levaria. E olha que tenho motivos de sobra para reclamar do transporte público, principalmente o de São Bernardo, que oferece à população ônibus com assentos quebrados, que demoram, que passam reto pelo ponto de ônibus, que têm um serviço de atendimento ao cliente que debocha do usuário quando este faz qualquer reclamação ou que, simplesmente, é ineficiente. Alguém viu alguma melhora no transporte público desta cidade nos últimos anos? Só vi “ônibus novos” que mais parecem uma carcaça; que, dependendo de onde passam, fazem o passageiro quase bater a cabeça no teto.

ImagemUma das matérias do Metro ABC de hoje sobre a manifestação de ontem. Será que a tarifa realmente será reduzida? Mas para qual valor? [Imagem: Paula Franco]

Se querem mesmo reivindicar pela melhoria do transporte público e pela redução da tarifa, reivindiquem de verdade. Não percam tempo com links ao vivo ou querendo chamar atenção para propostas que nem vocês entendem. Vocês – ou nós – já provaram que conseguem chamar atenção, parar uma cidade inteira. Agora, pensem, planejem antes de agir, porque ir às ruas só por ir é desnecessário e ridículo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s