Escrevendo

O que me incomoda

O [excesso de] servilismo me incomoda. Profundamente.

Não sabe o que é? Peraí que o Hoauiss explica:

SERVILISMO: substantivo masculino

1 espírito de servidão, de subserviência; qualidade de servil
2 ato, dito ou modo daquele que é servil

Conheço uma senhora que trabalha como faxineira em um escritório. Ela é a responsável por manter o lugar limpo e fazer o café. Até aí, nenhum problema. Mas o que é irritante, pelo menos para mim, é a forma como ela se relaciona com os demais funcionários, como se eles fossem seus “patrões”.

A sala não é da empresa, é do cara que trabalha nela; os pedidos para desocupar um ambiente para ser limpo, por exemplo, são feitos com uma voz quase de medo, de receio; o olhar é sempre para baixo, para o chão; e a prioridade nunca é dela, é sempre do outro.

Não gosto disso. Afinal de contas, acredito piamente que, independente do cargo e da função que executamos em uma empresa, somos todos iguais. Essa maneira subserviente de se dirigir ao outro causa uma certa revolta. Mas parece que só eu acho estranho.

“Pode ser que ela tenha sido criada dessa forma”, já ouvi. Mas muito me espanta que a atitude permaneça depois de tantos anos, depois de tantas transformações, principalmente no que se refere à mulher.

Vocês certamente devem conhecer alguém assim. Que te trata como chefe/ patrão/ amo/ senhor, e não como um colega. Não é esquisito?

Servilismo me irrita, me incomoda, me faz mal. Estamos neste mundo para transformar e sermos transformados, não para sermos humilhados ou tratados com disparidade.

Este foi meu desabafo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s