Descobrindo

Um livro em dois dias

Semana passada, depois de levar meses para ler um livro que meu namorado emprestou e que acabei odiando o final, me peguei digitando no campo de pesquisas do Google “como eu era antes de você ler online”.

Encontrei um site/ blog que disponibiliza digitalmente vários livros, incluindo este, e comecei a ler para passar o tempo, sem pretensão nenhuma. Não sabia nada sobre a história, personagens… Nada! Só tinha lido o título em alguns sites. E só.

E foi aí que me peguei rindo e lendo páginas e mais páginas vorazmente! Tão vorazmente que poderia ter terminado de ler as mais de 320 páginas em um dia, se não fossem por outros afazeres. E tão vorazmente que comprei a versão impressa/ física para terminar de ler em casa. Tão vorazmente que, mesmo sem ter terminado a leitura, tive que compartilhar com meus amigos e indicar.

Mas vamos ao que interessa! Contarei resumidamente do que trata Como Eu Era Antes de Você, de Jojo Moyes:

Como-eu-era-antes-de-voce_divulgação[Imagem: Editora Intrínseca/ Divulgação]

É a história do encontro inusitado entre Louisa Clark e Will Traynor – ela, uma moçoila de 26/ 27 anos que perdeu um emprego que adorava, mora com os pais + o avô que sofreu diversos derrames + a irmã caçula que é a gênia da família e o sobrinho numa casa em que ela é a principal provedora; ele, um homem de 35 anos, lindo, rico, atlético, que viu sua vida mudar radicalmente depois de ter sofrido um acidente que o deixou tetraplégico.

O encontro acontece depois que Lou é contratada para ser cuidadora de Will. E nessas, os dois começam a se odiar e depois a mudar um ao outro. Ela se torna mais madura e ele menos ranzinza. Porém, ao longo da história, ela descobre que só foi contratada para ajudar a família de Will a tentar mudar uma decisão que ela havia tomado: ele tinha dado seis meses de garantia/ vida antes de ir a uma clínica na Suíça para… Eu não vou contar mais nada da história porque vocês precisam ler para saber!

E por quê estou falando desse livro? Porque, creio eu, o li no momento certo. Sabe quando você está com muitas dúvidas sobre o que vai ser daqui pra frente? Quando tudo está estagnado, quando você está desmotivada(o) no trabalho, quando você começa a procurar o que fazer além do escritório (cursos, viagens, passeios, filmes) para tentar achar um novo rumo e traçar uma nova linha, mas meio que continua pregada no mesmo lugar? Como Eu Era Antes de Você é o tipo de narrativa que te faz ver como é fácil dar conselhos para os outros e não fazer o mesmo por si. O famoso “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.

E mostra, também, como o amadurecimento vem da troca de experiências com pessoas que têm um universo totalmente diferente do seu, seja pela vivência, por aventuras, por desejos, ou por situações-limite.

É uma história que te contagia, te faz rir – principalmente quando a protagonista sofre bullying dos próprios pais -, te faz pensar, refletir e se emocionar a ponto de você derrubar algumas lágrimas nos capítulos finais. É doce, é leve, é MARA!

Mais que recomendo a leitura!!

A história de Lou e Will pode te fazer lembrar de várias outras, que até viraram filme. Um que não me saía da cabeça era o francês “Intocáveis“, que fala sobre a improvável amizade entre um tetraplégico e um cuidador que não tem lá muito cuidado.

Eu comprei o livro na Saraiva por R$ 29,90. Mas, como eu disse, dá para ler online. Só dar uma busca pelas interwebs. E no site da Editora Intrínseca, que publica a história no Brasil, você consegue ler o primeiro capítulo e ver se vale a pena (SIM!) ir até o fim.

Deixe um comentário

