Escrevendo

Um dia do pai

Sempre que vou encontrá-lo, sinto uma espécie de dor de barriga. Não chega a descambar pro piriri de fato, mas é uma sensação de ansiedade muito grande. Notícias boas ou ruins me aguardam?

Chego e ele não está. Normal. Daqui a pouco ele vem, me garantem. 

Conversa vai, conversa vem e a porta se abre. Bem devagar, ele chega. Falante, com a barba por fazer. Começo a cantar o jingle de uma marca de refrigerante e ele canta junto. Todos riem. Entrego o presente, o abraço, o beijo – e nesse beijo, minha alergia explode. Mas quem liga? Daqui a pouco a coceira e a vermelhidão no rosto passam, mesmo ele tendo ficado ligeiramente preocupado. 

Ele é marrento, teimoso, mimado, boca suja, corinthiano. Teve um passado que lhe trouxe inúmeras histórias e amigos. Futebol, gandaias, subidas no morro, volta pra casa de madrugada na boleia do caminhão de lixo. 

E, do nada, fica bravo com comentários sobre seu time, com o fato de estarem falando de uma coisa que não “combinaria” com uma tarde de domingo.

E, do nada, começa a cantar versos de Adoniran Barbosa em meio a farra de vozes e conversas que cortam o ambiente. ♪ Se o senhor não tá lembrado/ Dá licença de contá ♪ E começo a rir. E ele continua: ♪ Foi aqui seu moço/ Que eu, Mato Grosso e o Joca ♪ E nessa parte ele faz uma pausa para contar a história de um outro Joca, da rua onde ele morava, que tocava violão nas festas e chegou a bater em alguém que falou mal do meu avô – muito estimado pelo violeiro.

Fico mais um pouco e me aconchego nos seus ombros magros. Não tem sensação melhor que esta! A dor de barriga não existe mais. Nem a preocupação, pois de nada adiantará. 

Vou embora ouvindo “Manda um beijo pra mãe, pra vó”, e aí eu tenho que lembrá-lo que a vó não está mais entre nós faz tempo; ele, desconcertado, improvisa. Não é de hoje que ele esquece que minha vó materna faleceu há anos. Beijos e abraços e me vou. As fotos do dia já estão na rede, mas o que fica é meu amor por esse pai véio de guerra! 

2014-08-10 14.36.22[Imagem: @1paulafranco]

Deixe um comentário

