Escrevendo

Água

Como todos devem saber, o Estado de SP – digo Estado por envolver diversas cidades – sofre com uma crise sem precedentes de falta d´água. Não chove o que deveria chover. As represas secaram ou estão a ponto de. Em alguns municípios, já há racionamento. Na cidade de São Paulo – a maior e mais rica do País -, tanto o governador quanto a Sabesp garantem que as torneiras não secarão. Mas não é o que acontece em alguns bairros.

Dias atrás, postei no meu perfil do Facebook uma espécie de desabafo sobre o tema:

Post_PaulaFranco.jpg

Antes que tentem me corrigir: sim, eu sei que a minha cidade NÃO é abastecida pelo Sistema Cantareira. Porém, a partir das 18h, a água que sai das torneiras lá de casa ficam “fracas”, até chegar ao ponto de nada sair. Só no dia seguinte. 

Além dessa falta de comunicação e atitude do governo (estadual e municipal) e das empresas de abastecimento, o que me irrita profundamente é a falta de bom senso da população. Daquele cara que liga a mangueira pra lavar o carro; da mulher que gasta os tubos lavando a calçada dela, do vizinho e metade da rua; daquele pessoal que, mesmo sendo avisado da falta de água, fica 20 minutos no banho; ou, então, daqueles que resolvem lavar roupa todo santo dia e jogam a água “suja” pelo ralo, quando poderiam usá-la para outras coisas mais práticas (limpeza da casa, substituição da descarga). 

A impressão que me dá é que eu sou trouxa. Tento ao máximo não tomar banhos longos, fazer um estoque de roupas para serem lavadas de uma vez. Sou daquelas que desliga o chuveiro pra lavar/ ensaboar o cabelo, por exemplo. Mas aí eu olho pro lado e vejo pessoas que não estão nem aí. 

Será que elas pensam que o único impacto desse clima atípico é o aumento na conta no fim do mês? E se a água faltar todo dia e só voltar num curto período, como faz? Vai aproveitar pra fazer um “estoque” ou lavará a garagem e/ ou ficará meia hora debaixo do chuveiro lavando o cabelo? 

Não quero ser chata, cri cri, nada disso! Só queria que as pessoas, conhecidas ou não, usassem mais a cabeça e percebessem que suas ações refletem em todos nós. Água é vida. E não dura pra sempre.

Deixe um comentário

