Escrevendo

Drama do Transporte Público VI

Nesta segunda, seremos curtos e grossos, porque o dia pede. Ahahahahahahaha!

No episódio de hoje: “Os ‘Finge que Dorme'”.

É muito triste pegar ônibus-trem-metrô-trólebus lotado. É humilhante sair correndo atrás do coletivo e ele sair do ponto sem você, mesmo o motorista ou algum passageiro ter te visto quase tropeçando no buraco da calçada pra conseguir pegar o transporte.

O mais triste ainda é ver a total falta de respeito e empatia que alguns passageiros têm.

Por exemplo: quando alguém senta no espaço reservado para idoso/ pessoas com criança de colo e não cede espaço para essas pessoas. Ou mesmo que não seja na cadeira específica.

Quando alguém pergunta se pode carregar uma sacola/ mochila/ bolsa de outro alguém que está em pé é uma questão de solidariedade, de se colocar no lugar do outro. Afinal de contas, não é fácil carregar peso e se equilibrar no corredor pra não bater a bunda na cara de alguém.

O pior, mesmo, é aquele povo que “finge que dorme” A P E N A S pra continuar sentado quando poderia – e deveria – ceder o lugar pra quem realmente precisa sentar. Idosos, mulheres grávidas, pessoas com sacolas e/ ou crianças, com algum problema de locomoção… É revoltante!!!

Claro que tem uns usuários do transporte coletivo que se indignam e botam a boca no trombone, fazem um auê constrangedor, fazem até o motorista parar o ônibus e obrigar Fulan@ ou Beltran@ a levantar… Mas não deveria ser assim, não é mesmo amiguinhos???

Por mais cansados que estejamos, ceder lugar a quem precisa ou a quem, naquele momento, está com dificuldades é super do bem.

Por isso, pessoal, se não por educação, por respeito à lei federal nº 10.048, de 08 de novembro de 2000, e seu artigo 3º que diz: ” As empresas públicas de transporte e as concessionárias de transporte coletivo reservarão assentos, devidamente identificados, aos idosos, gestantes, lactantes, pessoas portadoras de deficiência e pessoas acompanhadas por crianças de colo.”

Como diria minha mãe – e a sua também: “[Ter] Educação é bom e conserva os dentes.”

Beijos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s