Vamos falar de coisa boa?

#primeiroassedio

A hashtag ‪#‎PrimeiroAssédio‬ é importantíssima. Tenho muito orgulho de ver quantas e quantas mulheres tomaram coragem para expor algo tão pessoal. A vergonha, o nojo, a incompreensão. A gente tá lendo tudo isso nesses posts.

 
Se você ainda acha que mulher só é assediada/ estuprada porque ela “tava pedindo” – seja pela roupa, pela maquiagem que ela usava ou pelo fato de ela ter bebido, flertado ou não com você -, ou porque ela era “gostosa” e você não conseguiu segurar seu ímpeto e/ou suas genitálias; lendo esses depoimentos chegou a sentir, em algum momento, vergonha por ter mexido com alguma desconhecida na rua? Eu sentiria.

O sofrimento maior é perceber que esses primeiros assédios aconteceram em épocas em que a maioria de nós ainda está na infância, entrando na puberdade. E são todos tão parecidos, tão banais, tão cotidianos… Parecem “normais”.

E claro que no meio desse ato, idealizado pelo Think Olga para debater a normalização do assédio, sempre tem um idiota que acha que tudo isso é uma grande piada. E não é. É real. Surreal, na verdade! E é esse tipo de gente que acha super tranquilo postar nas redes sociais frases sexuais dirigidas a uma menina de 12 anos que concorre no MasterChef Junior.

Que com esse tipo de campanha mais pessoas, homens e mulheres, se sensibilizem, criem empatia e percebam que a mudança está na gente. O mundo pode ser muito mais respeitoso e harmonioso. É só a gente deixar a ignorância e o medo de lado.

Quem tem Twitter, sigam @primeiroassedio, leiam, reflitam e enxerguem nisso a oportunidade de mudar conceitos e atitudes.

E toda e qualquer denúncia de abuso contra menores, seja sexual ou psicológico, Disque 100.

E vejam esse vídeo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s