Vamos falar de coisa boa?

Decoração

Eu realmente não entendo decoração, essa arte de colocar coisas numa casa ou escritório. É algo que não encaixa na minha mente.

Ultimamente, vários programas sobre o assunto pipocaram na TV – desde uma leve reforma em um ambiente de casa, um móvel refeito, um cômodo arrumado e pronto para as coisas práticas da vida.

Eu não gosto de nenhum. Principalmente daqueles que enchem uma sala de tranqueira. #ProntoFalei

Me diz: pra quê colocar luminárias com fios longos que quase batem na sua cabeça? Pra quê botar um monte de quadro com frase clichê em cima de uma bancada ao invés de pregá-los na parede? (Isso porque já acho um monte de quadro com frase clichê zoado!)

Tapete: qual a utilidade de colocá-lo numa sala, além, claro, de ser moradia eterna de ácaros e pó? #AlérgicosPiram

Cortina: dá pra viver sem – e bem.

Parede com tinta especial que faz ela virar lousa cheia de desenhos fofos e frases motivacionais ou cardápio do dia: todo o mundo tem uma parede dessa em casa. #Chega.

Vasos: com plantas???? Quem cuida delas? E a água parada???

Bibelôs: essa, pra mim, é uma das piores partes!!!! Objetos bonitinhos, mas sem qualquer efeito prático na vida do ser humano. Tipo aquelas letras que formam a palavra L O V E em cima do criado-mudo.

Eu vejo também um problema nessa disseminação de coisas lindas em tons pasteis: chega um momento que TODO MUNDO TEM ISSO!!! Principalmente #DigitalInfluencers, que AMAM fazer vídeos e #LookDoDia tendo como background esse cenário patrocinado milimetricamente montado. Então, onde fica a individualidade? O lar doce lar com a sua carinha, o seu jeitinho? Tudo tem que ser copiado pra ser, de novo, objeto de desejo de outras pessoas que copiarão tudo o que você tem que já é copiado de outra pessoa? Que ciclo consumista tonto, não é meishmoam?

Se alguém, algum dia, tivesse paciência pra abrir minha mente pra esse mundo lúdico da decoração, eu agradeceria. Porque, pra mim, o que importa mesmo são móveis funcionais e que não atrapalhem a limpeza nem minha passagem (porque, né, a pessoa aqui é bem da atrapalhada).

2 comentários em “Decoração

Deixe um comentário

