Escrevendo

Bicho não é brinquedo, não!

Mais cedo, enquanto esperava o busão, não pude deixar de ouvir uma mulher falando ao telefone e contando sobre seu “saco cheio” em ter que lidar com um bicho (não sei se cão, gato, papagaio, coelho) que só lhe “dava trabalho” e gasto. Pelo o que deu a entender, ela o “entregaria” a uns tios para que esses assumissem a bronca, porque ela já estava “cansada”.

Ainda da conversa-desabafo, a moça disse: “Eu que pensei que iria chegar em casa, tomar banho e jantar… Que nada! Tive que limpar o vômito dele! Daí, fui tomar banho e quando saí do banheiro ele tinha vomitado de novo! Não, chega!”

Eis que me veio à mente algo muito incômodo: por que ela pegou o animal pra criar se claramente ela não queria se dar ao trabalho de cuidar dele?

Acho que esse é um dos motivos pelo qual tantos são abandonados por aí. Os “donos” se “cansam” deles. Percebem, “tarde demais”, que eles não são brinquedos descartáveis; que eles não podem ser desligados quando lhes convém. O bicho ficou doente? Olha só o gasto que ele está dando! Já não bastasse a ração, a coleira, a casinha, a areinha, a bolinha, o ossinho, ainda tem que gastar com veterinário e remédio????

Isso quando não espremem os animais em espaços minúsculos; ou quando os deixam presos na garagem ou no quintal pra não incomodar ninguém. Passear com eles? Só se for pra mostrar a “nova aquisição” pra vizinhança, ou pra ele parar de encher o saco de tanto latir.

Bicho não é brinquedo. Bicho não é acessório. Bicho é ser vivo, que respira, come, caga, mija, quer brincar, quer carinho, quer ficar em paz, tal qual você e eu. Dá gasto, sim; dá trabalho, sim. Mas também retribui o que lhe é dado, seja amor, seja rancor.

Por isso, pense bem antes de agregar um deles à sua vida. Não o faça porque os outros estão fazendo. Ninguém está te obrigando a isso. É uma escolha sua. Faça-a tendo em mente que ele será parte da sua família e da sua história. Não o trate como coisa. Trate-o como ser vivente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s