Descobrindo

Vítimas da moda

Indústria da moda: sempre surpreendendo… de maneira negativa.
Esse lance de “comprar, comprar, comprar”, “ter, ter, ter”, está gerando um colapso. Gera muito dinheiro pra quem vende – em especial, as fast fashions, que lançam uma novidade imperdível a cada semana -; e muito sofrimento pra quem produz.
Aqui, nos acostumamos – infelizmente – com as notícias de grandes redes usando oficinas que empregam trabalho escravo. Lá fora, é muito comum enviar a produção para países que fazem muita roupa em pouco tempo com um preço absurdamente baixo. Só que ninguém vai lá nas oficinas e fiscaliza como essa roupa é feita. 
Nessa reportagem, eles mostram o tanto de produto químico usado em sapatos de couro e tecidos (para colorir, por exemplo), muitos deles banidos da Europa, mas amplamente usados na Ásia. Trabalhadores adoecendo sem saber o porquê; trabalhadores não usando qualquer tipo de proteção contra produtos químicos; empresas abusando de técnicas de lavagem de jeans que não deveriam estar sendo aplicadas; cidades sendo poluídas com dejetos dessas fábricas têxteis; e, o mais “irônico”, a plantação de algodão orgânico em que (ab)usam (de) pesticidas.
Esse tipo de informação é importante para abrirmos os olhos e vermos com mais criticidade toda essa onda de “tendências” que chegam pra nós – via revistas, blogueiras, novelas, etc, etc., etc.
Precisamos realmente comprar mais uma calça jeans? Precisamos continuar acreditando no must have da estação? Precisamos realmente comprar do mais barato, sem olhar pra qualidade e procedência do produto? Vamos continuar gerando lucro pra empresas que continuam mantendo nos bastidores trabalhadores em péssimas condições?
Somos todos vítimas da moda.
 
(A reportagem El “Precio” de la Moda – O “Preço/ Custo” da Moda – está dublada em espanhol; porém, mesmo que você não tenha fluência ou noções básicas do idioma, dá pra entender o contexto.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s