Descobrindo

Esses gêmeos…

Recentemente, li o livro “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum, muito pela curiosidade de saber um pouco mais sobre a história da nova minissérie/ microssérie que a Globo vai passar no início de 2017, com o Cauã Reymond (SEU LINDO!!) como protagonista.

É a história de dois irmãos gêmeos idênticos, Omar e Yaqub, da família deles de origem libanesa e que tem Manaus como pano de fundo. Mesmo sendo iguais fisicamente, os rapazolas são muito diferentes, principalmente quando se trata da forma como foram criados pela mãe, Zana.

Diferentemente de Ruth & Raquel e Paola & Paulina, não há aqui o irmão 100% bom e o irmão 100% mau. O que há é uma diferença gritante de temperamentos. Enquanto Yaqub é calado, estudioso, metódico e não quer viver à sombra da família, Omar é o filho preferido da mãe, expansivo, boêmio, mulherengo, beberrão, e todas as merdas que faz por aí são perdoadas por Zana – até mesmo como uma forma de sempre mantê-lo próximo a ela.

“Dois Irmãos” aborda brigas, amores, convívio familiar, ciúmes, vingança, abuso, velhice e mudanças na sociedade. Tudo de uma forma muito visceral.

A trajetória da família é contada pela perspectiva de Nael, o filho da empregada Domingas. Logo, tudo o que sabemos sobre os personagens vem do que o rapaz conhece – ou porque contaram a ele, ou porque ele viu. Não sabemos em nenhum momento o que cada figura pensa e/ou porque agiu daquela maneira. Temos que “confiar” no relato do garoto, que, ao longo da narrativa, dá sinais de ter mais apreço por um que por outro.

O que mais chamou a minha atenção foi ler uma obra que abordasse a região norte – seu clima, a população ribeirinha, os imigrantes, a forma como os índios foram retratados e a maneira como a cidade foi crescendo e se desenvolvendo. A impressão que eu tinha, às vezes, era de sentir um mormaço, um abafamento e um anúncio da chuva vindo enquanto lia as páginas.

É um livro fácil de ler e muito envolvente. Recomendo muito!

Se pensa em ver a série global ano que vem, a dica é ler a obra antes, até mesmo para observar como determinado personagem e passagem será retratada na TV.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s