Descobrindo

Descobrindo: Aniquilação

Este foi um livro que veio muito do nada e me arrebatou.

Inclusive, só o li por sugestão do canal da Miriam Castro, mais conhecida como mikannn, que iniciou um clube de leitura como forma de se estimular a voltar a ler mais. No vídeo abaixo, ela comenta a obra com a Flávia Gasi  (CONTÉM SPOILERS, OK?):

E por que eu resolvi também me juntar ao clube – pelo menos, agora? Porque, primeiro, eu estou lendo um livro que vai me consumir muito tempo; segundo, porque comecei outro livro que ainda não me fisgou; terceiro, a maneira como elas falaram sobre a história me deixou curiosa; e, quarto, o livro é FINO! Ahahahahahaha!

“Aniquilação” faz parte de uma trilogia chamada “Comando Sul” e escrita por Jeff VanderMeer. Quem nos conta a história é uma mulher que participa de uma expedição a uma região inóspita e desconhecida do mundo, chamada de Área X. O que ela e nós sabemos no começo é que o local passou por alguma tragédia ambiental, que o transformou totalmente e pode impactar o mundo exterior – por isso, há uma fronteira, uma barreira, separando a Área X do mundo.

Uma das regras de uma expedição na Área X era não tentar nenhum contato com o lado de fora, por temor de alguma contaminação irreparável.

Não sabemos o tempo em que se passa a história – se é futuro, passado, presente, futuro distópico. Sabemos, pela narradora, que a expedição que ela participa é bancada pelo governo (o Comando Sul) e que é a décima segunda a ir até lá.

Faz parte da 12ª expedição a Bióloga (narradora), a Antropóloga (a medrosa do grupo), a Topógrafa (que já teve treinamento militar e é meio faca na bota) e a Psicóloga (a líder e que conduz as demais – conduz até demais). Era para uma quinta mulher fazer parte da investigação, a Linguista, porém, segundo a Psicóloga disse às colegas, ela [teria] desistido do rolê e ficou para trás.

Na primeira semana na Área X, elas encontram uma construção que não estava no mapa. A Bióloga chama de Torre; as demais de Túnel. É um lugar meio cabreiro, visto de formas diferentes por todas. E é a partir da primeira interação com essa coisa que a história deslancha e mistérios começam a surgir.

Uma das questões é que as integrantes da expedição são hipnotizadas pela Psicóloga em momentos importantes – principalmente quando elas atravessaram a fronteira para a Área X. O que leva a surgir dúvidas em relação ao que elas veem e vivenciam no lugar.

Outra coisa: a Bióloga meio que esconde informações e passa quando ela quer. Em especial, nos momentos em que ela conta da sua vida anterior e fala sobre o Marido, médico que fez parte da décima primeira expedição e voltou “mudado”.

“tudo que fosse pessoal deveria ser deixado para trás”

Além dessa situação estranha, em que as pessoas não têm nomes, só são reconhecidas pela sua profissão, e só sabemos da história por um único ponto de vista – que pode não ser muito confiável -, há o cenário da Área X, que mistura ecossistemas (por exemplo: animais de água salgada que se adaptaram à água doce), que pode ou não ter monstros, com animais que parecem ter olhos humanos…

O livro, como disse é curtinho – dá pra ler num dia só, por exemplo; e é dividido em cinco capítulos: Iniciação, Integração, Imolação, Imersão e Dissolução. Tem mistério, tem coisas inexplicáveis, tem paranoia, tem história mal explicada, tem obsessão… ou seja, você não consegue parar de ler!!

Já deixei os outros dois livros – “Autoridade” e “Aceitação” –  engatilhados, porque quero saber se eles explicam o surgimento da Área X, se falam de outras expedições, do que tem na Torre/Túnel… Se você curte ficção científica, história fantástica, coisas estranhas a la “Lost“, vai fundo!

E tem mais: “Aniquilação” virou filme com a Natalie Portman e Oscar Isaac, com estreia prevista para março diretamente na Netflix.

[Fazendo a chata: já deu para perceber, por este trailer, que tem bastante coisa no filme diferente do livro. A começar pelo fato de terem dado um nome à Bióloga. Mas vamos ver? Lógico que vamos!]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s