Descobrindo

Descobrindo: Aceitação

Se no Livro 2 quase dormi diversas vezes, neste 3 acordei pra tentar entender tudo o que o autor quis dizer nos “capítulos anteriores”.

E já adianto que não foi nada fácil!

E já adianto que tem spoiler neste texto!

Era impossível escapar à luz daquele lugar, tão brilhante e, no entanto, tão distante.

O terceiro e último volume da Trilogia Comando Sul nos traz as histórias da Diretora/Psicóloga da décima segunda expedição antes de ela ingressar nesta última viagem à Área X; conta o que aconteceu com Controle e Ave Fantasma depois dos eventos finais do livro anterior; e, a mais interessante, fala sobre a vida do Faroleiro/ Saul Evans, a quem se atribuiu os textões encontrados na Torre/Túnel/ Anomalia Topográfica, e da região afetada pela Área X antes de ela existir; sobre o trabalho da Brigada da Paranormalidade & Ciência; a história daquela foto… Para mim, estes momentos da obra foram os mais interessantes e que, realmente, prendiam a atenção.

Agora, o desenrolar da aventura de Controle e Ave Fantasma – <SPOILER!> – o duplo da Bióloga – foi bem… mé! Por que? Porque eles são personagens MUITO CHATOS!!!! Rsrsrsrs… Sempre que chegava nessa parte deles, já dava uma preguiça de ler, sério. Mesmo tendo algumas grandes revelações sobre acontecimentos na Área X, como, por exemplo, que o tempo lá passa incrivelmente rápido (semanas que são meses; poucos meses que viram muitos anos).

Desaparecer no céu, na terra, na água não é garantia de morte aqui.

Ficamos sabendo, também, que a Diretora fez uma incursão escondida à Área X junto com um funcionário do Comando Sul – que, depois disso, ficou bem pinel e desacreditado. Além disso, tomamos conhecimento sobre o que aconteceu com a Bióloga na Área X, sua transformação e a de outros integrantes de expedições passadas, a forma como a região afeta ou afetou as pessoas que por ali passaram.

Claro que, também, muitas perguntas ficaram sem respostas – e acho que essa foi a real intenção do autor, mesmo. Afinal, se tudo fosse esclarecido, a trilogia não seria tão interessante e não geraria tanto buzz.

A única solução que me deixou com aquela sensação de “ah, meu, sério que é isso????” foi a explicação para o surgimento da própria Área X – que eu não vou falar aqui!! Leiam o livro! Rs… Achei muito, sei lá, simplista, deixar tudo na mão de__________…

Pessoas que fazem perguntas não necessariamente gostam de responder.

Concluindo: o Livro 1 é o mais interessante e legal de todos; o 2 é arrastado demais – e tem os personagens mais incrivelmente chatos – e o 3 encerra a trilogia tentando explicar, porém ainda confundindo.

Ah, só mais uma coisa: reparem nas imagens que “abrem” as narrativas – em “Aniquilação”, há o desenho de um javali; em “Autoridade”, o de uma planta/flor; e em “Aceitação”, o de um golfinho.  São elementos importantes na Trilogia.

Sobre o filme:

Vi nesse fim de semana a versão cinematográfica de “Aniquilação”, com a Natalie Portman. Já vou dizendo que, se você leu o livro, já deve ter ficado meio com o pé atrás só de ter visto o trailer.

A história contada na película é BASEADA na obra de Jeff Vandermeer. Ou seja, significa que eles pegaram elementos do livro e inventaram um monte de coisa em cima – como, por exemplo, “nomear” as integrantes da expedição e dar um “motivo” para a Bióloga – no filme, chamada Lena – ter topado ir para a Área X (motivo, este, que não tem nada a ver com o do livro).

Se você não se importa muito com isso, selecione o filme na Netflix e faça a sua viagem de quase 2 horas – porque, sim, é bem viajandão e pode ser que você não entenda algumas coisas. Se você leu o primeiro livro da Trilogia, finja que não leu e pare de listar todas as incoerências.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s